domingo, 26 de maio de 2013

30 anos depois outro Rosberg vence no Mónaco, numa corrida ESPECTACULAR.

Se alguém quiser perceber a magia de Mónaco, pode ver este GP e vai ficar a perceber o porque de ser um sitio mítico da F1. 

Foi uma corrida espectacular com muita acção, ultrapassagens, acidentes, Safety Car (para quem tinha saudades de ver e ouvir o SLS), bandeiras vermelhas. Todos os ingredientes certos, para uma corrida digna das melhores.

O início da corrida ficava marcado pelo protesto da Red Bull e Ferrari contra a Mercedes por terem feito testes “em segredo” depois do GP de Barcelona ( ver post da manhã aqui).

Depois da loucura do Grid, cheio de celebridades, ficaram apenas os carros com os pilotos preparados para dar espectáculo.

O arranque não correu bem aos Mercedes mas conseguiram ficar à frente dos restantes sob forte pressão de Vettel, logo seguido de Webber. Perez e Button resolviam fazer uma reedição do Bahrain com Perez a forçar a ultrapassagem na chicane à saída do túnel. Button queixou-se à equipa e Perez foi obrigado a dar a posição ao colega de equipa.

Pic teve de desistir com fogo na caixa de velocidades.

As 20 voltas iniciais foram animadas mas estáveis, sem grandes mudanças, com todas as equipas à espera da melhor altura para fazer os pit stops, com as estratégias a convergir para uma paragem.

Na volta 27 começou a dança das Boxes com Raikkonen, Button, Massa e Alonso a entrarem e colocarem Softs para uma última parte da corrida mais longa.

Na volta 30 o top era Rosberg, Hamilton, Vettel, Sutil, Webber. Mas nessa volta Massa volta a ter um acidente literalmente igual ao de ontem, provocando a entrada do Safety Car. Começou aí a corrida louca. 
Com a entrada do Safety Car as equipas tentaram fazer os pits. Rosberg conseguiu sair em frente do pelotão mas Hamilton (tal como a equipa) distraiu-se e atrasou-se perdendo o lugar para Vettel e Webber.

Quando o Safety Car saiu o top 10 era Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Perez, Sutil e Vergne.

Com os carros muito próximos uns dos outros, começaram lutas muito interessantes com Hamilton vs Webber, Alonso vs Kimi.

Volta 42 Perez passava Button e começava o seu espectáculo (e nós gostamos quando ele começa a ultrapassar). Logo a seguir o mexicano foi atrás do Ferrari de Alonso e conseguiu passar o espanhol na mesma chicane onde tinha passado Button . Alonso defendeu-se do toque, saindo da pista mas teve de dar o lugar ao piloto da McLaren.

Enquanto a luta Perez vs Alonso decorria, Maldonado tinha um acidente com Chilton com culpas do britânico, embatendo contra as protecções provocando estrago nas mesmas e originando bandeiras vermelhas e consequente paragem da corrida.

20 minutos parados e regresso à corrida sob Safety Car, com o top 10 constituído por Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton. Raikkonen, Perez, Alonso, Button, Sutil e Vergne.

Destaque para DiResta que começando de 17º estava em 11º perto de pontuar.

A luta Perez vs Raikkonen continuou, enquanto mais atrás Sutil apanhava Alonso a dormir no gancho do Grande Hotel e passava o espanhol, fazendo a mesma manobra que tinha feito a Button.
Bianchi desistia, num acidente parecido ao de  Massa e logo a seguir Grosjean ( mais uma vez) esquecia-se de usar o travão e batia contra a traseira de Ricciardo, obrigando o Safety Car a sair mais uma vez.
Kimi ouvia do seu engenheiro com o motor estava a perder água, o que eram mas noticias para o Ice Man.

A luta Perez vs Kimi teve o seu apogeu, mais uma vez na chicane à saída do túnel, com Perez a ser demasiado guloso e tentar passar pelo buraco da agulha, provocando um toque violento com o Lotus. Os carros seguiram mas com danos visíveis. Logo a seguir Raikkonen furava mas conseguia ir as boxes indo para a última posição. Perez conseguia segurar Sutil, Alonso e Button, mas o McLaren não aguentou o esforço e com um problema nos travões, o mexicano teve de desistir.

Kimi ainda conseguiu de forma incrível pontuar provando que o Ice Man é muito bom.

O final da corrida veio depressa, com Rosberg a vencer com uma condução perfeita gerindo de forma imperial o ritmo, não dando qualquer hipóteses aos Red Bull. Uma vitória merecida depois de um fim-de-semana perfeito para o alemão. Finalmente a Mercedes a capitalizar a pole tal como tínhamos previsto.




Classificação final:

Pos  Driver         Team
 1.  Rosberg        Mercedes
 2.  Vettel         Red Bull-Renault
 3.  Webber         Red Bull-Renault
 4.  Hamilton       Mercedes
 5.  Sutil          Force India-Mercedes
 6.  Button         McLaren-Mercedes
 7.  Alonso         Ferrari
 8.  Vergne         Toro Rosso-Ferrari
 9.  Di Resta       Force India-Mercedes
10.  Raikkonen      Lotus-Renault
11.  Hulkenberg     Sauber-Ferrari
12.  Bottas         Williams-Renault
13.  Gutierrez      Sauber-Ferrari
14.  Chilton        Marussia-Cosworth
15.  van der Garde  Caterham-Renault
DNF. Perez          McLaren-Mercedes
DNF. Grosjean       Lotus-Renault
DNF. Ricciardo      Toro Rosso-Ferrari
DNF. Bianchi        Marussia-Cosworth
DNF. Maldonado      Williams-Renault
DNF. Massa          Ferrari
DNF. Pic            Caterham-Renault


Campeonato de Pilotos:

Pos.DriverPoints
1.deSebastian VettelRed Bull107
2.fiKimi RäikkönenLotus86
3.esFernando AlonsoFerrari78
4.ukLewis HamiltonMercedes62
5.auMark WebberRed Bull57
6.deNico RosbergMercedes47
7.brFelipe MassaFerrari45
8.ukPaul di RestaForce India28
9.frRomain GrosjeanLotus26
10.ukJenson ButtonMcLaren25
11.deAdrian SutilForce India16
12.mxSergio PerezMcLaren12
13.auDaniel RicciardoToro Rosso7
14.deNico HülkenbergSauber5
15.frJean-Eric VergneToro Rosso5
16.mxEsteban GutiérrezSauber0
17.fiValtteri BottasWilliams0
18.vePastor MaldonadoWilliams0
19.frJules BianchiMarussia0
20.frCharles PicCaterham0
21.ukMax ChiltonMarussia0
22.nlGiedo van der GardeCaterham0


Campeonato de construtores:

Pos.TeamPoints
1.Infiniti Red Bull Racing164
2.Scuderia Ferrari123
3.Lotus F1 Team112
4.Mercedes AMG Petronas109
5.Sahara Force India44
6.Vodafone McLaren Mercedes37
7.Scuderia Toro Rosso12
8.Sauber F1 Team5
9.Williams F1 Team0
10.Marussia Racing0
11.Caterham F1 Team0

Destaques:

Mercedes: Rosberg esteve soberbo, não dando hipóteses a ninguém. Hamilton foi prejudicado pela distracção geral da equipa e ficou em 4º quando podia ter acabado facilmente em 2º. Vamos ver como decorre a investigação da FIA em relação aos testes com a Pirelli. Mas os “Silver Arrows” estão no bom caminho.

Red Bull: No sitio certo, à hora certa. Vettel tinha o pódio em vista ( como tínhamos dito) e Webber aguentou-se com pouco trabalho sem ser pressionado. O australiano gosta do Mónaco e viu-se hoje. Mais pontos preciosos para Vettel que alarga assim a sua vantagem. Raikkonen e Alonso perderam para o alemão que se manteve longe da confusão.


Lotus: Já começam a faltar adjectivos para Kimi. O carro esta equilibrado mas o Ice Man é brutal e esta cada vez melhor. A luta com Perez foi dos pontos altos do dia e aquele toque podia ter deitado tudo a perder. Mas Kimi voltou e foi de 16º para 10º em 2 voltas. Espectacular. As ultrapassagens que fez são um autêntico recital. Brilhante. Grosjean voltou ao modo acidente, bateu contra Ricciardo e estragou ambas corridas. Ele que vai do 80, fazendo voltas brilhantes, ao 8 cometendo erros que nem rookies fazem. A coisa pode começar a ficar feia para ele.

McLaren: Deve se notar que gostamos de Perez, mas como não gostar de um piloto que faz as melhores ultrapassagens do dia? A passagem por Button é brilhante, assim com a de Alonso. Kimi já foi mais fino e conseguiu entalar o mexicano quando este estava a ficar demasiado corajoso. Se Perez tem gerido melhor tinha conseguido um bom resultado, assim teve de desistir . Mas mesmo assim gostamos de ver estas manobras. Faz falta um piloto corajoso. Quando ele conseguir dosear melhor o esforço a McLaren vai ter um piloto de top.  Quem lucrou foi Button que podia ter acabado mal mas ainda assim fez 6º passando por Alonso, usando a sua inteligência, nas últimas voltas. Foi esperar para ver e lucrou com a situação. Tem de ser mais agressivo. Não é o estilo dele mas as vezes deixa-se passar de forma demasiado fácil. Boa evolução da McLaren. A confirmar no Canadá se a subida é para manter. 

Ferrari: Que se passou com a Scuderia? Alonso não esteve no Monaco. Foi uma sombra dele próprio. Passaram por ele com uma facilidade a que não estamos acostumados. Problemas no carro? Não sabemos. Mas esta corrida foi para esquecer. O caso de Massa foi ainda mais estranho. 2 acidentes da mesma maneira no mesmo sitio. A nos parece nos que não foi apenas erro do piloto. Algo mais deve ter acontecido. Vão ter de compensar no Canadá. Não podem deixar Vettel ganhar muita vantagem.

Force India: Muito boa corrida de Sutil e mesmo de DiResta. Conseguiram ambos pontuar e estão à frente da McLaren no campeonato de construtores. Sutil esteve espectacular fazendo 5º e gerindo e atacando quando devia. Ultrapassagens brilhantes no gancho de Loews a Button e Alonso. Di Resta lutou e conseguiu chegar ao top 10 com uma boa corrida. Estamos à espera da primeira vitória da equipa. Deve ser para breve.

Toro Rosso: Azar de Ricciardo e boa corrida de Vergne, repetindo o melhor resultado de sempre para o francês. Prémio merecido para Vergne e para a Toro Rosso que está a melhorar. A equipa parece querer mostrar que o investimento da Red Bull não é em vão. 


Próxima corrida, Canadá dia 10 de Junho, no circuito Gilles Vileneuve.



Fábio Mendes.

Sem comentários:

Enviar um comentário