quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Os salários mais "normais" da Fórmula 1

Ontem escrevemos sobre os pornográficos salários dos pilotos de F1, hoje trazemos alguns valores mais “normais” (se é que um salário de €100 mil seja normal!). O site flatout.com.br fez um apanhado geral dos vencimentos dos funcionários anónimos das equipas de Fórmula 1 e nós fizemos umas continhas!

Os valores apresentados pelo site, referem-se às equipas médias, como a Lotus e a Force India. Dois bons exemplos, já que ontem chegamos à conclusão que a Force India com um gasto pouco superior, em salários, à Lotus, tem conseguido melhores resultados desportivos. Por "apenas" mais €1 M a equipa indiana tem andado no topo da tabela de construtores.

Vamos ao que interessa: se algum dos leitores estiver interessado em seguir uma carreira numa equipa de F1, pode esperar por receber de salário entre os €24 mil anuais e os €110 mil, ou seja, o mínimo que receberão mensalmente são €2 mil. Para um país como Portugal, o salário até parece bom, mas parece que não existe nenhuma equipa de F1 com base em Portugal (o Chicane está a ver se trata disso!), por isso temos de pensar que €2 mil em Inglaterra, por exemplo, não serve de muito. Primeira conclusão: os salários mais baixos, das equipas médias de F1, não são nada de disparatado, pelo contrário.

Os salários mais altos, segundo a nossa fonte, é o dos engenheiros de pista, que recebem anualmente €110 mil. Ou seja, Tom McCullough, o engenheiro que trabalha com Nico Hulkenberg na Force India, é provável que receba esse valor. Sabemos muito bem que na F1 o que interessa são os pilotos, mas não podemos descurar o trabalho de todos, principalmente dos engenheiros de corrida e a ser verdade este valor, Tom McCullough recebe quase 37 vezes menos que Hulkenberg. A pessoa que ajuda directamente o piloto em corrida, que escolhe muitas vezes a estratégia correcta, é sacrificada em termos de salários, ou quase. €110 mil é muito dinheiro…já pensaram o que fariam com esse valor. São €9 mil por mês! Melhor, só mesmo se optarem por pilotarem o carro.

Se ainda assim, ficaram com o “bichinho” da F1, mesmo que não consigam chegar ao lugar de piloto, podem sempre candidatar às vagas nas equipas. Se querem mesmo é pilotar, trabalhem muito, mesmo muito e procurem um bom patrocinador, porque o dinheiro é um componente muito importante na F1.

Valores (médios anuais) auferidos pelos funcionários de uma equipa média:
Marketing Manager - €70.000
Assistente de Conta - €50.000
Assistentes de Marketing - € 24.000
Secretária - €24.000
Engenheiros de Pista - €110.000
Chefe de Departamento - €80.000
Analista de Telemetria - €70.000
Engenheiro Júnior - €50.000
Técnico de produção/fábrica - €50.000
Mecânico Chefe - €60.000
Mecânico principal do carro - €50.000
Mecânicos assistentes - €45.000
Motorista Chefe - €45.000
Motorista - €40.000

fonte:
flatout.com.br
fotos:
f1team.leiaja.com

Pedro Mendes

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