quarta-feira, 25 de junho de 2014

Circuito de Vila Real - 2014. Regresso do citadino de transmontano em fim-de-semana de emoções. ( Legends Cup e Historic Endurance)

Legends Cup:

Nesta categoria, que tem esta temporada o seu ano de estreia, também marcou presença em Vila Real e tal como em Braga, as duas provas foram dominadas sem surpresa por Luís Barros ao volante do poderoso Ford Sierra RS 500, que decididamente não tem concorrência à altura neste campeonato. A grande animação da prova até foi mais para trás, com vários pilotos locais a disfrutarem do facto de correr em casa para terem entre si batalhas sempre muito animadas, mas sempre também muito leais.

Na primeira corrida vitória então para Luis Barros, deixando na segunda posição Luís Sousa em M3, e Rui Costa em Carina E completaram o pódio.

Na segunda corrida Luis Barros voltou a impor os mais de 500cv do seu Sierra para vencer de forma confortável, deixando desta vez Rui Costa na 2ª posição, pois Luis Sousa com problemas nas ultimas voltas, perdeu muito tempo terminado até muito atrasada na classificação. Quem aproveitou para se mostrar ao mundo foi precisamente uma mulher, Rita Azevedo, filha do piloto Rui Azevedo, a mostrar que " filha de peixe sabe nadar", terminou na 3ª posição numa clara mostra de qualidade e rapidez, num circuito tão difícil como Vila Real. Para quem diz que este citadino "é para homens", Rita Azevedo vem mostrar que também é para mulheres, de coragem.

Históric Endurance:

Este novo campeonato Ibérico, que marcou já passagem pelo mítico circuito de Pau, também passou por Vila Real, naquela que pode já ser considerada uma das provas internacional do Circuito de Vila Real, pois contou com um bom número de participantes estrangeiros, que vieram abrilhantar esta competição, que retira das "garagens" bólides lendários que fizeram parte da história do automobilismo.

Numa competição com uma grelha bem preenchida, e apesar de estarmos perante carros com muitos anos, alguns autenticas relíquias, os pilotos não se intimidaram com a proximidade dos muros e deram um excelente espectáculo, com emoção até final nas duas provas que compunham este fim-de-semana do Historic Endurance.

Na primeira corrida, podemos presenciar a uma intensa luta pelos lugares da frente com o Porsche da dupla espanhola Luís Lopez e Álvaro Rodrigues a serem os primeiros lideres, fortemente pressionados pelo BMW 2800 CS de Domingos Coutinho e Luís S. Ribeiro, Miguel Ferreira e Paulo Antunes lutavam de forma cerrada pela 3ª posição até meio da corrida, quando se iniciou a troca de pilotos. Ai tudo mudou e o imponente Chevrolet Corvette StingRay de Michiel Campagne assumiu a liderança da prova e não mais a largaria até final da prova. Quem ficava pelo caminho a escassos metros de finalizar a corrida na 2º posição foi Luis S. Ribeiro, já no segundo turno deixou o seu BMW 2800 escorregar na "Curva da Araucária" e bateu de frente no muro de betão, danificando muito o carro, terminado ali mesmo o seu fim de semana. Quem aproveitou para subir na geral foi a dupla espanhola Luís Lopez e Álvaro Rodrigues em Porsche 911 3.0 RS finalizando esta primeira corrida em 2º. Paulo Antunes completou o pódio com o seu Datsun 1200.

Na segunda corrida, o Chevrolet de Michiel Campagne não alinhou na partida, deixando assim a luta pela vitória reduzia a 4 carros. E quem levou a melhor foi mesmo Paulo Antunes que com uma condução fantástica levou o seu Datsun 1200 ao lugar mais alto do pódio, depois de uma intensa luta com o Porsche de Lopez e Rodrigues, que assinaram ainda assim a melhor volta da prova. Na parte final da corrida foi a chuva a marcar presença em Vila Real, e deu asas a momentos de aflição para os pilotos e de autêntico espectáculo para o publico presente. Quem superou a dupla Marco Ferreira e J. P. Cardoso foi mesmo Paul Pochiciol em Capri, que terminou a sua participação em Vila Real com um 3º lugar.


Foi em duvida uma boa forma de terminar este regresso das corridas a Vila Real, com belíssimos carros, muita emoção, e uma chuvinha que veio apimentar tudo isto. Campeonato com muitas pernas para andar.



Fotos: 
Vitor Ledo
(facebook.com/vitor.rodrigues)

Ricardo Veiga




Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário