terça-feira, 1 de abril de 2014

DTM 2014: As mudanças no "Meisterschaft".

Já não falta muito para o inicio do campeonato de DTM de 2014. Para este ano é esperada ainda mais emoção do que no ano passado, num campeonato que já de si é muito competitivo.

O DTM (Deutsche Tourenwagen Masters) é a continuação do antigo DTM alemão e do ITC, provas que foram interrompidas em 1996, devido aos elevados custos.

O DTM no formato actual foi iniciado em 2000, com a Opel e a Mercedes a apostar na modalidade, enquanto a BMW não se mostrou interessada e a Audi competia com carros privados. Só em 2004 entrou com equipas de fábrica na competição. Em 2005 a Opel retirou-se da competição, deixando apenas a Mercedes e a Audi competindo entre si, numa disputa muito renhida. Foram várias as equipas a pensar ingressar na competição, mas nenhuma deu o passo em frente, até que em 2012, 20 anos depois, a BMW resolve regressar ao DTM, vencendo logo nesse ano o campeonato de construtores e de pilotos com Bruno Spengler.

No ano passado a luta pelo titulo foi entre a Audi e a BMW. A marca bávara era a grande favorita e a Audi teve um inicio francamente negativo. Mas o esforço do piloto Audi, Mike Rockenfeller, foi compensado. O piloto apostou na consistência e foi acumulando pontos em todas as provas, até vencer o campeonato, sendo "apertado" no final por Augusto Farfus (BMW), mas sem que isso colocasse em perigo o titulo de "Rocky". A BMW venceu o campeonato de construtores, tendo o melhor carro do grid e a Mercedes ficou a "ver navios" em mais um ano que não conseguiu mostrar a competitividade que devia.

Para este ano temos um grid reformulado, com várias caras novas, conhecidas de outras paragens.
Maxim Martin foi promovido a piloto BMW (ele que também era piloto de testes), Nico Muller deixou a WSR3.5 para se juntar à BMW, Vitaly Petrov e Paul DiResta são as novas caras da Mercedes e por fim aquele por quem temos um carinho especial, António Félix da Costa, o jovem talento português, a ingressar na BMW.

É um claro aumento de qualidade, num grid que já era muito forte, com excelentes pilotos, misturando a experiência com a juventude, com muita qualidade à mistura.

Mike Rockenfeller apresenta-se como o ponta de lança da Audi este ano, com Timo Scheider e Matias Ekstrom a quererem melhorar as prestações do ano passado e mostrar o porquê de já terem sido campeões.

A BMW apresenta um line up de luxo, com nomes como Bruno Spengler, Augusto Farfus ( para nós um dos grandes favoritos deste ano), Martin Tomczyk e grande curiosidade para ver o comportamento de Félix da Costa, numa serie completamente diferente do que está habituado. As primeiras corridas serão obviamente de adaptação, mas o talento do Formiga permitirá que possa lutar pelos lugares cimeiros.


Na Mercedes, Gary Paffet ganha a forte concorrência de Di Resta, um piloto que muito apreciamos e que poderá voltar a brilhar no DTM, ele que já foi campeão nesta modalidade. Petrov pode beneficiar por ter competido na F1. Experiência nunca é demais. A manter debaixo de olho Pascal Wehrlein, o jovem piloto Mercedes que fez uma época bem interessante e que poderá surpreender em breve.

Em relação às maquinas, a BMW já apresentou o seu M4 DTM tal como a Audi já mostrou ao mundo o seu novo RS5 DTM. Falta ainda a apresentação oficial do novo Mercedes AMG C Coupé DTM.

As equipas apostaram essencialmente em melhorar a parte aerodinâmica dos carros, uma vez que os regulamentos extremamente rígidos do DTM não permitem dar azo a grandes mudanças a nível técnico. A BMW será a que apresenta um pacote mais arrojado com o novo M4. Um design melhorado em relação ao excelente M3. Já a Audi mantém a mesma base do ano passado, com o RS5 DTM, apostando apenas em melhorias ao nível das pormenores aerodinâmicos. A verdade é que a Audi tem de melhorar para não ficar atrás em relação a BMW, que quanto a nós parece ser a favorita. Já a Mercedes tem ainda muito por divulgar, pois apenas é conhecido o line up dos seus pilotos, não sabendo quais as sua equipas e como foi dito não se conhecendo o novo carro para 2014. Mas terão de fazer muito melhor que no ano passado.

Ao nível do "coração" dos carros mantêm-se na mesma, com os V8, 4L a debitarem 480Cv. Para 2015 ou 2016, haverá uma revolução nos motores, com o uso de motores 4 cilindros de 2L, de forma a aproximar os carros do DTM aos carros do GT500 japonês. A ideia é exportar o conceito DTM para os EUA, com a possibilidade de usarem também carros dos GT500 do Japão, mas esse passo ainda está longe de acontecer, pois nenhuma marca americana mostrou interesse. Uma possível unificação entre a competição Alemã e Japonesa? nada foi dito sobre isso e com o WTCC em força é pouco provável que aconteça, mas esta uniformização poderá permitir isso mesmo. Mas aí já estamos no campo da especulação.


Mas para este ano espera-se muita acção, muita competição, o que já é costume no DTM, numa época onde seguiremos com especial atenção Augusto Farfus e mais ainda António Félix da Costa.




Fica o line up para este ano:

MakeCarTeamNo.DriversRounds
AudiAudi RS5 DTMAudi Sport Team Phoenix[1]1Germany Mike Rockenfeller[1]
2Germany Timo Scheider[1]
Audi Sport Team Abt Sportsline[1]7Sweden Mattias Ekström[1]
8France Adrien Tambay[1]
14Spain Miguel Molina[1]
15Italy Edoardo Mortara[1]
Audi Sport Team Rosberg[1]20United Kingdom Jamie Green[1]
21Switzerland Nico Müller[1]
BMWBMW M4 DTM[2]BMW Team RBM[3]3Brazil Augusto Farfus[4]
4United States Joey Hand[4]
BMW Team Schnitzer[3]9Canada Bruno Spengler[4]
10Germany Martin Tomczyk[4]
BMW Team MTEK[3]16Germany Timo Glock[4]
17Portugal António Félix da Costa[4]
BMW Team RMG[3]22Germany Marco Wittmann[4]
23Belgium Maxime Martin[4]
Mercedes-BenzDTM AMG Mercedes C-CoupéTBA5United Kingdom Gary Paffett[5]
6United Kingdom Paul di Resta[6]
11Germany Christian Vietoris[7]
12Canada Robert Wickens[7]
18Spain Daniel Juncadella[8]
19Germany Pascal Wehrlein[7]
24Russia Vitaly Petrov[9]



O calendário para 2014:

RoundCircuitDate
1Germany HockenheimringBaden-Württemberg4 May
2Germany Motorsport Arena OscherslebenSaxony-Anhalt18 May
3Hungary HungaroringMogyoród1 June
4Germany NorisringNuremberg29 June
5Russia Moscow RacewayVolokolamsk13 July
6Austria Red Bull RingSpielberg3 August
7Germany NürburgringRhineland-Palatinate17 August
8Germany EuroSpeedway LausitzBrandenburg14 September
9China Guangzhou Street CircuitGuangzhou[12]28 September
10Germany HockenheimringBaden-Württemberg19 October



Fontes:
racecar-engineering.com
wikipedia.com
dtm.com



Fábio Mendes

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