sexta-feira, 28 de março de 2014

Fafe Rally Sprint 2014 - Espectáculo dos ralis de volta a “Casa”.

É já neste fim-de-semana que se ouvirão de novo o som dos motores pelo mítico troço de rally Fafe/Lameirinha, com a realização da 3ª edição do Fafe Rally Sprint, evento que promove o Rally de Portugal, que se realiza na próxima semana por terras algarvias e alto alentejanas.

Numa versão reduzida do famoso troço, sendo percorridos pouco mais que 6km, dos 19 que compõe a especial Fafe/Lameirinha, não deixando de passar nos históricos saltos da Pereira e Pedra sentada, a famosa e vertiginosa descida do Confurco, e o santuário dos ralis em Portugal, o asfalto da Lameirinha, que junta milhares de pessoas, fazendo daquele belíssimo espaço natural, um autêntico estádio de…rally.

Num evento que promete de novo uma enchente ao nível de público, muitos serão aqueles que não perderão a oportunidade de ver as máquinas e os pilotos do mundial de ralis actual, e também muitos dos pilotos e carros que fizeram parte da historia do Rally de Portugal ao longo das últimas décadas, numa autentica mistura de gerações, que fará reviver memorias do Rally de Portugal, quando este se disputava a norte e centro do pais.

Fafe é sem dúvida um marco histórico para todos os amantes de rally, pela sua tradição, mística e acima de tudo, pelos fervorosos fãs nortenhos, que “respiram rally” por todos os poros do corpo. Da nossa parte, lá estaremos, bem de perto, para sentir e transmitir todas as emoções de um dia, pelo qual se esperou um ano inteiro. Venha o Fafe Rally Sprint.

Quanto à lista de inscritos, e aos pilotos do mundial presentes, algumas novidades relativamente aos outros anos, umas boas outras nem por isso:

S. Ogier faz a sua estreia neste evento, ele que em 2013 o francês não pode estar presente no evento por doença. O piloto será no entanto o único dos pilotos da Volkswagen a marcar presença na “catedral”. 

Outra das novidade será a presença da Hyundai com o I20 WRC, que apenas trás a Fafe D. Sordo, que vem defender o titulo conquistado em 2013.

Quanto à Ford e à Citroen, apresentam-se com os pilotos habituais (excepto M. Hirvonen) nas provas do mundial. Pela equipa “oval” E. Evens e sempre espectacular O. Tanak e pela Citroen M. Ostberg e C. Meeke são os pilotos que prometem dar espectáculo aos milhares que se deslocarão a Fafe, e também serão sempre candidatos a vencer a prova. A este nível ninguém gosta de perder nem a “feijões”.

Também M. Prokop marcará presença mais uma vez no evento.

Nos principais ausentes, destaque para R. Kubica , A. Mikkelsen, T. Neuville e M. Hirvonen são os mais notados.

Entre os portugueses, a “carne está toda no assador”. R. Moura e P. Meireles em Skoda Fabia S2000, juntando-se à frota dos Fiestas R5 de Rui Madeira, D. Salvi, J. Barros e Bernardo Sousa, que prometem uma intensa luta pelo lugar de “melhor português”, que com toda a certeza será intensa e bem interessante de seguir.

Por último destaque o regresso de Joaquim Santos aos ralis. O famoso piloto que se notabilizou na década de 80 com o famoso Ford Escort RS 1800 da Team Diabolique, também estará presente, ao volante de outro carro com que também se notabilizou, o Sierra Cosworth 4x4.

Confira agora a lista completa de participantes, pois haverá muitos mais piltos presentes, que darão espectáculo garantidamente.




HORÁRIOS:

1ª Manga – 14h15

2ª Manga – 15h15

Final (última manga) – 16h40



Dados lançados, e tudo a posto para mais uma edição do Fafe Rally Sprint. O rally está de volta à catedral, e com ele também nós por lá estaremos mais uma vez, a um sítio que não nos cansamos de visitar. A imensidão, o espírito, a áurea envolvente, a saudade, a paixão…tudo nos move. O asfalto da Lameirinha será pequeno para tantos nomes que por ali brilharam. Mas apenas três lá estão e continuam imortalizados…sábado é dia de relembra-los.

Next Saturday, McRae, Burns and Toivonen are back…!!!


Até Fafe…e hoje mais do que nunca…if in doubt flat out!!!


Imagens da prova do ano passado:






Carlos Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário