terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Os melhores filmes/documentários do desporto motorizado.

O cinema tem sofrido um decréscimo na originalidade dos seus filmes e aquilo a que temos assistido nos últimos tempos são repetições de ideias e clichés que nada trazem de novo. Obviamente quem tem  saído bons filmes mas as ideias base começam já a ficar demasiado gastas.

No que diz respeito ao desporto motorizado, o cinema nunca apostou de forma séria no tema e quando o fez, os filmes ou documentários são como que esquecidos. É o caso deste ano, em que saiu provavelmente um dos melhores filmes de sempre sobre F1 e  com qualidade suficiente para ser no mínimo nomeado para os Oscares, mas que foi esquecido pela critica de forma injusta.

Isso levou-nos a tentar fazer uma lista dos 10 n«melhores filmes e documentários relacionados com o desporto motorizado que melhor representam o desporto. O resultado é o seguinte e a ordem é indiferente:

Senna:
2010, realizado por  Asif Kapadia

Senna é o melhor documentário feito sobre o lendário piloto brasileiro. O documentário percorre toda a vida de Ayrton, desde a infância e faz uma pincelada geral sobre o carácter do genial piloto. A sua entrada na F1, a sua primeira vitória no Estoril com a Lotus, a sua entrada na McLaren, a rivalidade com Prost, os campeonatos que venceu, o fatal fim de semana em Imola. Tudo retratado de forma simples e brilhante. Para quem for fã de Senna, este documentário é obrigatório. Para quem não conhecer tão bem a história de um dos melhores pilotos de sempre, veja o documentário.






Rush:
2013, realizado por Ron Howard

Saido no final do ano passado, Rush era aguardado com muita expectativa pois para além de ser o regresso de Hollywood ao tema F1, era também o retrato de uma das maiores rivalidades (dentro de pista) da F1. O confronto James Hunt vs Niki Lauda abrilhantou a época de 1976, tornando-a numa das mais emocionantes de sempre. O filme é espectacular e consegue prender mesmo quem não é fã dos desportos motorizados. O filme retrata de forma simples e fiel cada um dos pilotos e o trabalho de casting é fenomenal pois os actores para além de muitas semelhanças físicas, conseguem encarnar na perfeição os pilotos.  Imagens brutais de carros dos anos 70, o som dos motores. É provavelmente o melhor filme feito com a F1 como tema.





Le Mans
1971, realizado por Lee H. Katzin

Um filme com ares de documentário, leva o espectador para o centro da acção das 24 horas de Le Mans. Sem grandes floreados, com muito poucas falas. A nota dominante são os motores a rugir pela pista. Mesmo com esta simplicidade, o filme consegue agarrar o espectador, que vai entendendo a história sem ser necessário grande diálogos. O lendário Steve McQueen assume o papel principal, num típico dilema de piloto. A vontade de correr contra os perigos inerentes da corrida, tendo provocado a morte a um piloto na prova passada. Um filme simples mas fantástico que merece ser visto. Os fãs de automobilismo vão adorar.




Love the Beast
2009, realizado por Eric Bana

Um documentário que vai muito para além do desporto automóvel. É a historia de amor de Eric Bana pelo seu Ford Falcon. Uma história de longa data que o leva a modificar o carro e entrar em competições na Austrália. Um documentário apenas aconselhável a quem gosta mesmo de carros. A forma como o carro cimenta a relação de amizade entre os diversos personagens e a própria relação entre o piloto e o carro, faz nos lembrar que um carro as vezes é bem mais do que um instrumento de transporte






Closer to the edge.
2011. realizado por  Richard De Aragues

Mais um documentário, desta vez em duas rodas, na maior e mais perigosa pista de todo o mundo… Isle of Man. A competição que todos os anos se realiza na pequena ilha britânica e que é conhecida pela sua extrema dificuldade. Já são muitos os pilotos que perderam a vida nesta pista mas, ainda assim, o número de entusiastas não diminui e a competição está mais viva que nunca. O documentário gira a volta de Guy Martin, um dos mais conhecidos pilotos da competição pelo seu carácter descontraído e pouco dado a regras. O mistura da pista com o carácter do piloto, prende a nossa atenção. Além disso é feita referencia a muitos outros pilotos de relevo na prova. Para quem quiser ficar a perceber o que realmente é o Isle of Man tem de ver este documentário.



1-Life on the Limit
2013, realizado por Paul Crowder

O mais recente documentário sobre a F1, faz uma retrospectiva da história da F1 tendo como tema central a segurança. A F1 nos primórdios era um desporto que infelizmente exigia demasiadas vidas. O documentário aborda as mortes dos pilotos e a forma como os “sobreviventes” se impuseram e obrigaram as autoridades competentes a tornar o desporto mais seguro. Permite-nos também perceber a ascensão de Max Mosley e Bernie Ecclestone e a forma como se impuseram no desporto. É um dos grandes documentários sobre a F1 no geral, senão o melhor.




Weekend of a Champion
1972, realizado por  Frank Simon e Roman Polanski.

Este documentário retrata o fim de semana de Jackie Stewart  no GP do Mónaco. Uma visão mais próxima do piloto, dos seus sentimentos durante o fim de semana em que corre. Jackie Stewart, que naquela época era o melhor piloto do grid mostra pelo olhar de Polanski como vive um GP.






Fangio: Una vita a 300 all´ora:
1980, realizado por  Hugh Hudson

Documentário sobre um dos maiores pilotos de todos os tempos. O grande Juan Manuel Fangio, 4 vezes campeão do mundo de F1. Um dos ícones do desporto retratado neste documentário.

(este não é o trailer do filme).






Days of thunder:
1990, realizado por Tony Scott

Por ultimo um filme que quanto a nós não tem a qualidade dos acima referidos mas que ainda assim mostra um pouco do que é o desporto motorizado, bem à maneira de Hollywood. A história de um piloto enganado, que perdeu o seu lugar na Indy Series e que pela mão de um empresário que está a montar uma equipa entra no Nascar. Como chefe de equipa terá um experiente guru do Nascar que na época passada viu um piloto morrer no carro construído por si. Os dois temperamentos muito diferentes terão de se moldar de forma a fazer uma equipa vencedora. Um típico filme de domingo a tarde.




Quais são os seus filmes preferidos. Algum deveria estar nesta lista? Façam nos chegar a vossa opinião.


Um agradecimento ao Alexandre Correia pela opinião e pela ajuda neste post.


Fábio Mendes

3 comentários:

  1. Eu que agradeço o vosso excelente trabalho, a vossa dedicação e o vosso sacrificio, para nos proporcionar um blog de qualidade, atual e diversificado, sobre um desporto que ama-mos. Um bem haja.

    Alexandre Correia

    ResponderEliminar
  2. Positive site, where did u concoct the data on this posting? I'm satisfied I found it however, sick be returning soon to figure out what extra posts you incorporate. dreamleaguesoccermodapk
    brawlstarsmodapk
    kickthebuddymodapk
    archerymodapk
    knifehitmodapk
    helixjumpmodapk
    pubgmobilehackapk
    uberpromocode

    ResponderEliminar