sábado, 7 de setembro de 2013

O Incrível HULKenberg - Qualificação de Monza

Espectacular! Não é possível alguém que tenha visto a qualificação de hoje e tenha ficado indiferente à F1.
Tivemos um Hulkenberg em 3º na grelha, Raikkonen e Hamilton a partirem de 11º e 12º, respectivamente...mas vamos por parte.

Vettel tinha dito, em Spa, que Monza seria difícil, mas apenas na primeira sessão de testes livres, o alemão não conseguiu ficar com o melhor tempo. Desde aí até hoje foi sempre melhor que os outros todos. Nota-se que perde algum tempo na Parabolica, mas Adrian Newey fez um excelente trabalho nas asas traseira e dianteira.

Na Q1, Vettel foi o último a sair das boxes, mas fez 1.24.319, conseguindo acabar a sessão em 1º à frente de Rosberg e Hamilton. É preciso relembrar que desde o GP do Canadá, Vettel não conseguia a Pole, ficando atrás de Hamilton.
Gutierrez, Bottas, Van der Garde, Pic, Bianchi e Chilton, ficavam de fora na Q1.

Na Q2, aconteceram algumas das grandes surpresas do dia. Os Lotus mostravam que a pista de Monza era demasiado rápida para os carros e perdiam muito tempo. Grosjean ficava não ia à Q3, mas a surpresa foi ver Raikkonen a ficar em 11º, atrás de Pérez ("outra vez Pérez", deve pensar Kimi) e assistíamos, espantados, a uma pobre condução de Hamilton, também muito por culpa do carro e de Sutil, que foi castigado em 3 lugares (saí de 17º), por impedir a passagem de Lewis Hamilton. Mas os erros do inglês foram os seus próprios adversários, tanto que no final o britânico pediu desculpas à equipa. Já Raikkonen disse que simplesmente o carro não tem velocidade.
Os pilotos que não passavam à Q3 eram Raikkonen, Hamilton, Grosjean, Sutil, Maldonado e Di Resta.


A Q1, foi o ponto alto da tarde, com um espantoso Hulkenberg a chegar ao 3º lugar, à frente dos dois Ferrari. É caso para dizer que hoje, Nico Hulkenberg marcou pontos para um possível (e desejado por nós) lugar numa equipa italiana...que ficou atrás dele! 
Enquanto Nico conseguia um milagre, Alonso na última volta gritava e apelidava de estúpidos os membros da equipa, pela rádio. No fim, o espanhol veio desmentir e dizer que foi um mal entendido e que sentia-se feliz pela boa prestação do seu colega de equipa. Este episódio aconteceu porque a pouco mais de 1 minuto para o fim da qualificação e a maioria dos carros saíam das boxes, a Ferrari pediu a Alonso para acompanhar Massa, um truque simples para aproveitar o efeito aerodinâmico do colega na zonas de aceleração e conseguir tirar algum tempo. Pouco depois o espanhol avisou a equipa que Massa ia depressa demais. O que fez com que Alonso não tivesse o apoio aerodinâmico desejado e tivesse cometido alguns excessos nas travagens.
A Red Bull ficou encantada com os dois primeiros lugares da grelha de amanhã. É mais um passo para a revalidação dos títulos da época passada.


Destacamos, como é óbvio, Hulkenberg e por arrasto a Sauber (Monisha Kaltenborn assegurou à Sky que Sirotkin será piloto da Sauber em 2014, faltando apenas a Super Licença, não garantindo quem será o seu colega de equipa); a Mclaren, que consegue colocar Pérez e Button no top 10 da grelha; Ricciardo que com o 7º posto, mostra que foi a escolha (para já) certa; Van der Garde (19º), que fez melhor que o seu colega de equipa e que a Marussia. 
Pela negativa ficam os nossos registos para: Hamilton, não sendo necessário explicar que um 12º lugar para um, suposto, candidato ao título, é muito mau; a Lotus, que tem tido um mês para esquecer; Alonso que com esta polémica vem reacender os boatos da silly season que o davam como insatisfeito em Maranello.

Por último, esperamos que a corrida de Monza, seja mais "entretida" que a anterior.

A grelha para a corrida de amanhã é composta assim:

1
VETTEL
RED BULL
2
WEBBER
RED BULL
3
HULKENBERG
SAUBER
4
MASSA
FERRARI
5
ALONSO
FERRARI
6
ROSBERG
MERCEDES
7
RICCIARDO
TORO ROSSO
8
PEREZ
MCLAREN
9
BUTTON
MCLAREN
10
VERGNE
TORO ROSSO
11
RAIKKONEN
LOTUS
12
HAMILTON
MERCEDES
13
GROSJEAN
LOTUS
14
MALDONADO
WILLIAMS
15
DI RESTA
FORCE INDIA
16
GUTIERREZ
SAUBER
17
SUTIL
FORCE INDIA
18
BOTTAS
WILLIAMS
19
VAN DER GARDE
CATERHAM
20
PIC
CATERHAM
21
BIANCHI
MARUSSIA
22
CHILTON
MARUSSIA


Foto:
f1fanatic.co.uk
dailymail.co.uk
canberratimes.com.au 

Pedro Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário