segunda-feira, 10 de junho de 2013

GP do Canada F1

Vettel ganha no Canada pela 1ª vez!

Antes de mais enganamo-nos ao dizer que Alonso não chegaria ao pódio. O espanhol fez uma excelente corrida não conseguindo chegar a um Vettel extremamente rápido.

A corrida de hoje começou com o piso seco ao contrário de ontem e por isso a maioria dos carros calçavam os Supersoft.

Vettel teve uma granda largada e não deu hipóteses a ninguém de chegar perto, Bottas por seu lado via Webber passar por ele antes da 1ª curva e Alonso logo a seguir, com Rosberg muito coladinho à sua traseira, por isso não foi de espantar que no final da primeira volta já viesse atrás do alemão da Mercedes.
Quem fez uma recuperação espantosa foi Felipe Massa, que largou de 16º lugar e na 10ª volta já tinha subido 6 lugares na classificação. Vettel, esse, já ia muito à frente dos outros concorrentes.

Na 10ª volta o top 10 era o seguinte:
1 Vettel

2 Hamilton

3 Rosberg

4 Webber
5 Alonso
6 Vergne
7 Bottas
8 Ricciardo
9 Raikkonen
10 Massa

Depois da 10º volta, começa o "Efeito Maldonado", quando o venezuelano estava numa fila de carros, todos muito juntos, e perde o tempo de travagem para a entrada da 10ª curva, bloqueia as rodas e embate em Suttil, fazendo com que fosse penalizado com um Drive Through. Nessa mesma volta, Alonso chega à traseira de Webber.
Entre as voltas 10 e 20, a maioria dos pilotos vão às boxes para colocarem os pneus médios nos carros.

Na 20ª volta o top 10 era o seguinte:
1 Vettel
2 Hamilton
3 Rosberg
4 Webber
5 Alonso
6 Raikkonen
7 Vergne
8 Di Resta
9 Grosjean

10 Button

Percebia-se que Button, Raikkonen e Di Resta estava a planear apenas uma paragem durante a corrida, mas quando o Iceman vem às boxes, na volta 23, tem um problema no macaco traseiro que o faz perder segundo valiosos, também porque a corrida de Kimi não estava a ser tão boa como nos habitou. Durante 3 voltas, Massa e Suttil têm uma luta interessante, enquanto o líder da corrida, Vettel, faz o melhor tempo: 1´18.

Entretanto, Rosberg, Webber e Alonso, dão espectáculo com lutas renhidas entre os três, na volta 30, mas foi estragada por...Van der Garde. O piloto da Caterham vê bandeiras azuis para deixar passar Webber e enquanto o australiano está a passar pelo jovem piloto, Van der Garde choca com o Red Bull e parte a asa da frente deste, atrasando-o na luta por uma melhor posição. Este ano Mark Webber anda com azar. O holandês da Caterham é punido com uma paragem nas boxes de 10 segundos.

Já nas voltas 40, Alonso consegue duas melhores voltas consecutivas, mostrando que o espanhol não ia contentar-se com o 4º posto e na 42ª volta passa Webber, ficando no pódio...enquanto Vettel tinha já uma vantagem de 14 segundos para Hamilton.
Na 50ª volta, com dupla amarela devido a uma colisão entre Van der Garde e Hulkenberg (desistiram os dois pilotos), os 10 primeiros lugares estavam assim:
1 Vettel
2 Hamilton
3 Alonso
4 Webber
5 Rosberg
6 Vergne
7 Di Resta
8 Suttil
9 Raikkonen
10 Grosjean

Nesta mesma volta (50ª), Paul Di Resta, ainda não tinha ido às boxes e a equipa, por rádio, apenas lhe disse que estava tudo ok e que dependia dele prórpio quando quisesse vir trocar os pneus. Só por este dado, vimos que este circuito é "amigo" dos Pirelli e que proporciona boa corrida às equipas que normalmente têm mais problemas com eles.

Vettel tinha já 18 segundos para o 2º, quando a equipa pede-lhe para poupar o carro, que foi o mesmo que dizer "Já tens a corrida ganha, não precisas de correr riscos". Foi nessa altura que Alonso volta a fazer o melhor tempo (1.16.734, na 54ª volta). Paul di Resta finalmente pára nas boxes, na volta 54!
A dez voltas do final, Alonso dá o tudo por tudo e entra no modo de ataque á posição de Hamilton, enquanto Suttil é obrigado a um Drive Through por ignorar as bandeiras azuis. A 7 voltas do fim, Alonso passa Hamilton na zona de DRS, mas na primeira chicane a traseira do carro foge, o que dá uma hipótese ao britânico de se colar ao espanhol e poder tentar uma ultrapassagem na recta antes da meta, com DRS, mas Fernando Alonso não deu um espaçosinho a Hamilton e até tocaram no carro um do outro na travagem da chicane antes da meta, nda de mais. A partir daí o espanhol acelerou para fugir de Lewis, enquanto um calmo Vettel passeava em Montreal.
Ainda houve tempo para Webber quebrar o melhor tempo, ao fazer 1.16.182 na última volta.

Ao fim das 70 voltas no Circuito Gilles Villeneauve, tinhamos um felicissimo Sebastian Vettel, pela sua primeira vitória no Canada, faltando-lhe agora apenas o circuito de Austin, para ganhar todos em todos os circuitos do actual calendário de F1. Bom trabalho também para Massa, que acabou em 8º (!), para Vergne em 6º e os dois Force India que acabaram mais uma vezcom os dois carros nos pontos. Má exibição neste fim de semana para a Mclaren, que pode já pensar no próximo ano, pois este ano, no nosso entender, já está completamente arruinado.
Amanhã faremos os destaques deste GP.

Aqui fica a classificação do GP do Canada:

Pos         Piloto                        Equipa                Pos. Grelha  Total                             Pontos

1
Vettel

Red Bull
1
1:32:09.143
25
2
Alonso

Ferrari
6
+14.400
18
3
Hamilton

Mercedes
2
+15.900
15
4
Webber

Red Bull
5
+25.700
12
5
Rosberg

Mercedes
4
+69.700
10
6
Vergne

Toro Rosso
7
+1 lap
8
7
di Resta

Force India
17
+1 lap
6
8
Massa

Ferrari
16
+1 lap
4
9
Raikkonen

Lotus
10
+1 lap
2
10
Sutil

Force India
8
+1 lap
1
11
Perez

McLaren
12
+1 lap

12
Button

McLaren
14
+1 lap

13
Grosjean

Lotus
22
+1 lap

14
Bottas

Williams
3
+1 lap

15
Ricciardo

Toro Rosso
11
+2 laps

16
Maldonado

Williams
13
+2 laps

17
Bianchi

Marussia
19
+2 laps

18
Pic

Caterham
18
+3 laps

19
Chilton

Marussia
20
+3 laps

RET
Gutierrez

Sauber
15


RET
Hulkenberg

Sauber
9


RET
van der Garde

Caterham
21




Fotos:
estadao.com.br 
sbs.com.au 

Pedro Mendes 

Sem comentários:

Enviar um comentário