sábado, 13 de abril de 2013

Qualificação GP da China. O “efeito Pirelli”







A manhã no circuito de Shangai teve como principal destaque o melhor tempo de Fernando Alonso no último treino antes da qualificação.
 Depois do seu colega de equipa ter dado muito boa conta de si no dia anterior, era a vez do espanhol dizer presente e mostrar um ritmo muito bom. Massa fazia o segundo melhor tempo seguido de Hamilton e Vettel. Era caso para suspeitar que os Ferrari estariam prontos para a qualificação pois nesta sessão de treinos saíram com os pneus soft. Mas mais uma vez as coisas foram completamente diferentes.


Q1
O início do “efeito Pirelli”. Já todos sabem que os pneus degradam com muita facilidade e que as queixas são muitas. E com os jogos de pneus contados para cada piloto, as equipas não quiseram arriscar gastar os Médios na qualificação, pois estes vão ser necessários para amanhã. Como tal só passado dez minutos do início da Q1 é que se viu um carro sair das boxes, mais concretamente o Marusia de Bianchi, que estabeleceu o primeiro tempo da sessão. Logo a seguir os Mercedes saíram de pista e Rosberg tratou de baixar em 3 segundos o tempo do piloto francês. Hamilton baixava ainda mais o registo do seu colega de equipa.
Quando faltavam 4 min. para o fim da sessão apenas 12 carros tinha saído para a pista.
No entanto os últimos minutos foram animados com os carros a usarem softs e tentarem fazer os tempos logo à primeira tentativa.
No final da sessão ,os pilotos que ficavam de fora da Q2 eram:
17.Bottas, 18.Gutierrez, 19.Bianchi, 20.Chilton, 21.Pic, 22.Van der Garde


Q2
Com a luz verde a aparecer na segunda sessão qualificativa, Vettel tratou de sair cedo com o jogo de pneus usados, fazendo  1:36:260, logo seguido de Webber e Di Resta.
Alonso e Raikkonen também lideraram temporariamente o quadro de tempos a meio da sessão, quando se deu  o “caso” do dia. Com Webber (quem mais!) a ser o centro das atenções, quando estacionou o seu RB9 a meio da pista. O Red Bull com um suposto problema na injecção, ficou sem combustível para regressar as boxes. As teorias da conspiração começaram logo a aparecer.
Os Mercedes continuavam muito bem e os McLaren que saíram nos últimos minutos faziam pela vida. Button passava com segurança para a Q3 mas Perez não conseguiu o mesmo ficando mais uma vez fora da última sessão. O mexicano tem vida difícil com o MP4/28.
Destaque para Ricciardo que conseguia ir para a Q3 para surpresa geral conseguindo finalmente melhores resultados que Vergne.
Final da sessão com os seguintes pilotos fora:
11.Di Resta, 12.Perez, 13.Sutil, 14.Webber, 15.Maldonado, 16.Vergne.


Q3
O “efeito Pirelli” no seu máximo esplendor. Pairou no ar a ameaça de ninguém sair para fazer um tempo, dada a poupança que era necessária nos pneus. Vettel saiu primeiro apenas para garantir posição sem no entanto registar nenhum tempo.
A 5 minutos do fim da sessão não havia um único tempo registado.
Nos final da sessão, finalmente, os carros saíram para a pista com Lotus, Ferrari, Mercedes com pneus soft enquanto Vettel e Button saiam com pneus médios, claramente já a pensar na corrida, não querendo nada com a qualificação.
Kimi foi o primeiro a liderar os tempos sendo o primeiro a fazer abaixo de 1:35, mas foi Hamilton, com uma volta perfeita a estabelecer o melhor tempo com 1:34.484. seguido de Kimi e Alonso a ficar com a 3ª posição.
Vettel não fez qualquer tempo e Button conseguiu o 8º com 2:05 min claramente para poupar pneu.


Grid Final:
1. Lewis Hamilton Mercedes 1m34.484
2.
Kimi Raikkonen Lotus 1m34.761
3. Fernando Alonso Ferrari 1m34.788
4. Nico Rosberg Mercedes 1m34.861
5. Felipe Massa Ferrari 1m34.933
6. Romain Grosjean Lotus 1m35.364
7. Daniel Ricciardo Toro Rosso 1m35.998
8. Jenson Button McLaren 2m05.673
9. Sebastian Vettel Red Bull no time
10.
Nico Hulkenberg Sauber no time
11. Paul di Resta Force Indi 1m36.287
12. Sergio Perez McLaren 1m36.314
13. Adrian Sutil Force India 1m36.405
14. Mark Webber Red Bull 1m36.679
15. Pastor Maldonado Williams 1m37.139
16. Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1m37.199
17. Valtteri Bottas Williams 1m37.769
18. Esteban Gutierrez Sauber 1m37.990
19. Jules Bianchi Marussia 1m38.780
20. Max Chilton Marussia 1m39.537
21.
Charles Pic Caterham 1m39.614
22. Giedo van der Garde Caterham 1m39.660


Destaques:
Ferrari: Massa rodou muito bem nos treinos mas na qualificação ficou atrás de Alonso. A Scuderia tem fortes possibilidades de fazer pódio este fim-de-semana pois o andamento é forte mas ainda não chega para os Lotus e Mercedes. No geral um dia positivo para a equipa italiana.

Mercedes: Quem os viu e quem os vê. O inverno fez lhes muito bem e agora apresentam um carro rápido e competitivo. A pole de Hamilton é prova que a equipa continua a crescer. De tal forma que são considerados favoritos para este fim-de-semana. Hamilton consegue a sua primeira pole na nova equipa e Rosberg, poderia ter feito top 3 se não fosse um erro na última curva. Cuidado com eles!

Red Bull: O domínio avassalador não se viu na China. Webber ficou apeado a meio da pista sem combustível o que lhe vale uma penalização começando no final do grid e dando azo a mais falatório. Vettel não estabeleceu tempo e saiu com médios a pensar mais na corrida mostrando que os Red Bull não tinham andamento suficiente para tentar a pole. Veremos o que a corrida traz mas não nos parece que a Red Bull tenha um fim de semana fácil.

Lotus: Kimi com problemas de set up durante o fim-de-semana consegue sair da linha da frente com boas perspectivas para a corrida. O Lotus está muito bom e tem conseguido poupar os pneus como ninguém, o que é fundamental para tentar a vitória. Parece-nos que pelo menos o pódio sorrirá ao finlandês. Grosjean com 6º também andará por perto. Está a subir o francês. 

McLaren: O novo pacote de melhorias tornou o carro melhor… mas não tanto quanto seria desejável. O carro está em média 1 seg abaixo do ritmo desejado. É esperado novo pacote para breve mas a equipa tem mesmo de conseguir mais do carro, pois corre o risco de ficar definitivamente arredada. Button está bem e consegue tirar o melhor proveito do carro, dentro do possivel. Perez é que esta com vida muito difícil. O carro não é fácil de conduzir e o mexicano tem tido muitos problemas. Este fim-de-semana a equipa de Woking pode bem lutar por um lugar no top5. Mais que isso é muito improvável.

Sauber: Guteirrez continua a não mostrar o que vale e Hulkenberg vai garantindo que o carro não fica muito para trás. O carro é inferior ao do ano passado e mostra muitos problemas de sobreviragem. Esperávamos mais desta equipa. 

Force India: Mantem o ritmo. Bons tempos e possibilidade de fazer uma boa corrida. Finalmente Di Resta a fazer melhor que Sutil.

Marussia:  Este Bianchi continua a mostrar que tem muita qualidade e fez mais uma boa qualificação. Não vai ficar nesta equipa por muito tempo.

Catheram: Não esta fácil. O carro é inferior ao Marussia e os pilotos não parecem estar no topo da sua forma. Há boatos que dizem que Kovalainen pode regressar à equipa para testar novas partes. Não nos parece que se voltar seja só para testar peças  e que o lugar de Van der Garde está em jogo.

Williams:  Não há forma de melhorar. A equipa continua muito abaixo do que seria expectável. Maldonado continua a queixar- se do carro mas ele também tem estado francamente mal. Bottas vai fazendo o que pode dada a sua inexperiência mas também tem de dar mais de si.

Toro Rosso: Será uma equipa a acompanhar ao longo da época. Com a saída de Webber os jovens pilotos vão querer mostrar o que valem, para poderem almejar um lugar na Red Bull. Vergne até agora leva ligeira vantagem pelos resultados que tem obtido. Mas Ricciardo sacou um Ás da manga com uma qualificação excelente. Se conseguir manter o nível amanhã vai ficar em vantagem em relação ao francês. Veremos como esta luta se desenrola ao logo da época.

Corrida amanhã, as 8h, com bom tempo no menu e pista seca. Veremos quem leva a melhor amanha com Ferrari, Mercedes e Lotus a prometerem um bom espectáculo.

Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário