domingo, 21 de abril de 2013

Qualificação GP Bahrain- conclusões e prognósticos.

A qualificação do GP do Bahrain trouxe uma meia surpresa, com a pole de Rosberg. Os Mercedes estão fortes nas qualificações e hoje mostraram mais uma vez isso, colocando de parte os principais candidatos ( Ferrari, Red Bull e Lotus).


Mercedes:  os carros da marca alemã parecem talhados para as qualificações. Na semana passada Hamilton conseguiu a pole e esta semana, de forma um pouco surpreendente, Rosberg deu um banho a toda a gente e foi dono e senhor da pista.  No entanto os níveis de degradação dos pneus que revelaram durante os treinos pode afectar a corrida. Não nos parece que Rosberg consiga manter a liderança, como ele próprio admitiu. No entanto a equipa alemã tem tudo para assegurar um bom resultado de equipa e arrecadar bons pontos. Desta vez a sorte sorriu a Rosberg. Com um inicio de ano complicado, com as ordens de equipas e as desistências, a pista do Bahrain afastou o azar que o vinha perseguindo, não tendo problemas. Por seu lado Hamilton com a troca de caixa, foi o azarado desta semana.

Ferrari: Alonso manteve o ritmo da semana passada. O carro esta equilibrado e apresenta-se forte tanto em qualificação com em corrida. O espanhol faz de novo a segunda posição e tem em perspectiva uma boa corrida, com a luta pelo 1º lugar assegurada, o que acreditamos que possa acontecer. Massa continua com o seu "low profile" do costume. Mas se conseguir imprimir outro ritmo durante a corrida é bem capaz de tornar o podio deste fim de semana bem vermelho.



Red Bull: Com Webber perdido, depois de tantos casos, azares e falatório sobre o seu futuro, cabe a Vettel mostrar que a Red Bull não é carta fora do baralho. E desengane-se quem pensar assim, pois o alemão parece ser, quanto a nós, o unico que este fim de semana é capaz de fazer frente à supremacia da Ferrari. O fim de semana passado não foi o melhor, mas a Red Bull costuma responder sempre e em força quando parece perder a vantagem. Muito provável pódio para Vettel.

Lotus: Kimi tem se queixado da falta de velocidade do seu E21. E talvez seja mesmo esse o problema que afectou a qualificação de hoje. Mas estranhamente ninguem esperava que afectasse assim tanto. Os dados dos treinos livres eram animadores e não se adivinhava uma perda tão grande. Grosjean continua a sofrer por decisões erradas por parte da equipa e continua a errar quando não deve. Estará o frances a sentir demasiada pressão? Ou a equipa está-se a esquecer dele em detrimento de Raikkonen. Preve-se uma corrida muito complicada para o Ice Man mas o top 5 estará por certo garantido.


Force India: Inicio de temporada muito bom, com performances muito sólidas. Se no inicio Sutil parecia estar com a corda toda, agora é Di Resta a responder presente, ficando mais uma vez à frente do seu colega. A pista favorece as caracteristicas do carro e adivinha-se um final de corrida com bons pontos arrecadados.


McLaren: Depois das boas indicações que China trouxe, com o carro a mostrar um pouco mais, este fim de semana tudo piorou. Um autêntico retrocesso. Carro dificil de conduzir e com pouca velocidade. Foi quase um milagre Button ter conseguido passar à Q3. O britânico tem safado a equipa de um inicio de ano desastroso e a sua qualidade merece manifestamente um carro muito melhor. Por certo tentarão uma corrida com 2 paragens tentando repetir a estratégia da China, mas neste caso parece mais complicado atingir o top5. Pontuar e ficar no top 10 será o
menor dos males. Perez ainda nao se encontrou e ja admitiu estar a sentir a pressão. Que Barcelona venha
rápido, pois o MP4/28 precisa desesperadamente do novo pacote de upgrades.


Sauber: A corrida do último fim de semana foi um passo em frente e tudo estava encaminhado para que a equipa desse continuidade. Mas a pobre qualificação, tanto de Hulkeberg como de Gutierrez, deitou essa possibilidade por terra. O mexicano continua sem provar o seu valor ficando mais uma vez na Q1. Vida dificil para Esteban.

Toro Rosso: Ricciardo a mostrar que está em forma ficando mais uma vez à frente de Vergne. O australiano não conseguiu repetir o brilharete do fim de semana passado mas fez o que lhe competia. Vergne continua a ficar para trás e pelos vistos não parece ter argumentos para o seu companheiro de equipa este fim de semana.

Caterham: Kovalainen fez bem à equipa. Charles Pic conseguiu finalmente ficar à frente dos Marusia. Até Van der Garde conseguiu não ficar em último. Se não fosse por causa dos patrocínios, de certeza que Kovalainen estaria amanha no grid para a corrida. Nisso a F1 é muito injusta.

Marusia: Com Chilton em último e Bianchi atrás de Pic, a equipa russa foi finalmente ultrapassada pela equipa da Malásia. Bianchi ainda assim manteve o seu estatuto e conseguiu ficar entre os Caterham. Não é segredo, gostamos deste francês. E estamos em crer que vai conseguir ficar mais uma vez à frente de Pic, Van der Garde e Chilton.

Williams: As corridas sucedem-se e a performance mantém-se. Maldonado ficou-se pela Q1 outra vez e é Bottas quem vai tentando levar o barco a bom porto quando seria de esperar o contrário. Será mais um fim de semana penoso para Sir Frank Williams e companhia.


Mais logo as 13, espera-se mais uma corrida animada e com muitos pontos de interesse. Estaremos cá para lhe dar as incidências da prova.





Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário