domingo, 14 de abril de 2013

Olé! Alonso imperial, reinou em terras chinesas.


A 3ª corrida do campeonato tinha como principal ponto de interesse a luta entre Raikkonen, Alonso e Hamilton. 

O britânico da Mercedes fazia a primeira pole para a Mercedes. Kimi na 2ª posição estava na luta pela vitória, embora tivesse afirmado que o Lotus tinha falta de velocidade.

Antes da corrida, Di Resta teve problemas no seu Force India, com fugas de óleo

 Já Webber, depois da penalização de ontem, saía das boxes com um Set up diferente e uma asa traseira reduzida, para diminuir o drag.

O início da corrida foi dominado, para não variar, pelos Ferraris que já nos habituaram a ter grandes arranques. Tomaram as 2ª e 3ª posições com Raikkonen a ter um péssimo arranque. Mais à frente na primeira volta, Sutil enviava o seu colega de equipa, Di Resta, para fora da pista, com o britânico a conseguir voltar mas perdendo obviamente algumas posições.


Webber ia as boxes logo na 1ª volta, mudando para pneus médios, tendo em perspectiva mais 2 paragens.

Na 5ª volta, os Ferraris tratavam de passar Hamilton, com Alonso e Massa a não se fazerem rogados, estando mais rápidos que o Mercedes. Mais atrás era Button que perdia para Vettel e Hulkenberg.

No final da 5ª volta tínhamos Alonso, Massa, Hamilton, Raikkonen no top.

Na 6ª volta Gutierrez falha completamente o tempo de travagem e vai contra o Force India de Sutil, atirando ambos para fora da corrida. Gutierrez tarda em mostrar potencial.

O top 10 na 10ª volta era composto por Hulkenberg, Vettel, Button, Perez, Di Resta, Alonso, Hamilton, Vergne, Raikkonen e Bottas. 

Webber que vinha subindo gradualmente, viu Vergne fechar- lhe a porta à 15ª volta, provocando um toque que danificou a asa dianteira do Red Bull. Mais à frente era Raikkonen que chocava com Perez. O finlandês foi ganancioso demais, ao tentar passar o mexicano por fora. O contacto provocou danos no “nariz” do Lotus, não afectando no entanto a estabilidade do carro. 

Webber viria a desistir pouco depois, com um problema  numa roda traseira, que se soltou em plena pista. A roda pelos vistos não ficou bem apertada e embora, estivesse em "passo de caracol" não evitou que a roda se soltasse. 

À 20ª volta o top era Button, Alonso, Hamilton, Raikkonen,  Perez, Vettel, Massa. Os pneus podem  desgastar-se rapidamente mas fazem com que as diferentes estratégias proporcionem vários lideres de corrida. A McLaren liderava, com Button a fazer um excelente trabalho.

Rosberg que vinha tendo problemas com a sua suspensão abandonou. Vida nada fácil para o alemão.

A meio da corrida havia batalhas muito interessantes, com Alonso a passar Hulkenberg (seguia Vettel, que entretanto tinha chegado ao primeiro lugar) e Hamilton a passar Button, numa ultrapassagem só possível para dois grandes pilotos que se respeitam mutuamente.

A corrida começava a estabilizar, depois das sucessivas trocas de líder devido em grande parte aos pit stops. À 37ª volta tínhamos já visto 6 líderes diferentes.

Alonso cimentava a sua liderança com um andamento brutal. Atrás de si, Vettel e Button faziam render a sua estratégia, estando a ser alcançados rapidamente por Raikkonen e Hamilton.
Volta 45 e Raikonnen, juntamente com Hamilton, passavam por Button que começava a lutar com os pneus, os quais tiveram de durar mais 5 voltas antes do britânico ir as boxes para “calçar” os Soft, como era obrigado.

À entrada para as últimas 5 voltas tínhamos Alonso destacado na frente, com Raikkonen seguido de perto por Hamilton. Vettel tinha acabado de sair das boxes também ele com Soft para o ataque final. Di Resta em 5º, seguido de Button, Massa, Ricciardo que fazia uma corrida de alto nível, Hulkenberg e Grosjean.

O final daria a perseguição espectacular de Vettel a Hamilton que em 3 voltas ganhou 13 segundos e que acabou a corrida lado a lado com o britânico.

Button ainda conseguiu alcançar a 5ª posição. Um prémio merecido.

No final, vitória incontestável de Alonso, seguido de Raikkonen também ele com uma excelente corrida e Hamilton que não ganhou para o susto em 3º. 



Destaques

Ferrari: sabíamos que a Scuderia se iria apresentar forte e Alonso não ia deixar os créditos por mãos alheias. Andamento muito forte por parte do espanhol, que acabou com larga vantagem. Começa aqui a desenhar-se a corrida pelo título. Massa em 6º, mostrou porque é nº2. Começou bem mas deixou-se cair.

Lotus: Ter Kimi é isto. Fazer meia corrida com o nariz do carro partido, influenciando a aerodinâmica do carro e mesmo assim fazer 2º. Atacou quando devia e soube gerir à frente de Hamilton, sabendo que não tinha andamento para Alonso. Grande corrida do Finlandês. Está na luta também. Grosjean que parecia estar a voltar ao nível que mostrou no ano passado, voltou a desiludir.

Mercedes: Era difícil lutar pela vitória. O pódio estava ao alcance mas o carro não tem andamento para os Ferrari e os Lotus. Mais um pódio para Hamilton. Inicio prometedor. Rosberg mais uma vez com azar fica para trás.

Red Bull: Tem de melhorar, pois perderam a vantagem para a Ferrari. Vettel mostrou grande qualidade e fez a corrida que se pedia. Ainda foi a tempo de desafiar o 3º lugar. Já Webber com a desistência teve um fim-de-semana para esquecer. Ficar sem combustível e sem roda em dois dias é obra.

McLaren: Ontem tínhamos previsto o top 5 e confirmou-se. Button fez uso da sua experiência e fez uma corrida muito inteligente sabendo gerir muito bem. Melhorias precisam-se no McLaren. Já começa a ficar muito longe dos primeiros. Perez esta irreconhecível. Não é o mesmo da Sauber. Precisa assentar de uma vez.

Sauber: Hulkenberg a mostrar o que vale. O alemão é um dos melhores pilotos do paddock e hoje confirmou isso mesmo. O carro tem de melhorar bastante mas enquanto liderou mostrou qualidade e frieza. Merece mais que a Sauber. Esperemos que a equipa lhe possa dar um carro de acordo com a sua valia. Gutierrez demora em mostrar que pode vencer na F1.

Toro Rosso: Vergne perdeu e muito na luta com Ricciardo. O australiano fez uma corrida impecável fazendo o seu melhor registo na F1. Esteve quase sempre no top10 e merece o reconhecimento por parte da equipa. Teremos um australiano a substituir o australiano da Red Bull?

Force India: Di Resta finalmente com um GP ao nível dele. Batalhou e conseguiu um excelente resultado, mesmo depois de ter sido enviado para fora pelo seu colega. O britânico a mostrar quem é o nº 1.

Destacamos mais uma vez Bianchi. Não tem muito tempo de antena mas a sua consistência vai fazer dele um caso sério. Mais uma vez à frente de todos do “seu campeonato”. Está à frente de Maldonado no campeonato.

Williams: não vamos bater na mesma tecla. Definitivamente um início de ano para esquecer.

Nesta corrida todos os pilotos chamados de nº1 das equipas ficaram a frente dos seus colegas. A qualidade começa a vir ao de cima.

Próxima paragem Bahrein.

Webber e Gutierrez serão penalizados pelos acidentes neste GP. Ainda há investigações dos directores de prova com vários carros suspeitos de terem usado DRS com bandeiras amarelas. Daremos conta de novidades se elas se proporcionarem.



Classificação final:

1º Fernando Alonso (Ferrari) 56 voltas
2º Kimi Räikkönen (Lotus-Renault) a 10,1s
3º Lewis Hamilton (Mercedes) a 12,3s
4º Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) a 12,5s
5º Jenson Button (McLaren-Mercedes) a 35,2s
6º Felipe Massa (Ferrari) a 40,8s
7º Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) a 42,6s
8º Paul di Resta (Force India-Mercedes) a 51,0s
9º Romain Grosjean (Lotus-Renault) a 53,4 s
10º Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) a 56,5s
11º Sergio Pérez (McLaren-Mercedes) 1m03,8s
12º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) a 1m12,6s
13º Valtteri Bottas (Williams-Renault) a 1m33,8s
14º Pastor Maldonado (Williams-Renault) a 1m35,4s
15º Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) a 1 volta
16º Charles Pic (Caterham-Renault) a 1 volta
17º Max Chilton (Marussia-Cosworth) a 1 volta
18º Giedo van der Garde (Caterham-Renault) a 1 volta
Ab. Nico Rosberg (Mercedes) a 35 voltas
Ab. Mark Webber (Red Bull-Renault) a 41 voltas
Ab. Adrian Sutil (Force India-Mercedes) a 51 voltas
Ab. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari) a 52 voltas



O campeonato dos pilotos está então desta forma:


1

52
2

49
3

43
4

40
5

30
6

26
7

12
8

12
9

11
10

8
11

6
12

6
13

5
14

2
15

1
16
   
0
17

0
18

0
19

0
20

0
21

0
22

0



Campeonato de construtores:


1
78
2
73
3
60
4
52
5
14
6
14
7
7
8
5
9
0
10
0
11
0





Fotos:
https://www.facebook.com/JBFansAroundWorld.

Fontes:
F1.com
Autosport.pt



Fábio Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário