quinta-feira, 18 de abril de 2013

Circuito Internacional do Bahrain



Circuito internacional do Bahrain, localizado em Sakhir, a 30 km de Manama, capital do Bahrain, foi construído no meio do deserto.
Projectado pelo inevitável Hermann Tilke, começou a ser construído em 2002. Demorou 16 meses a ser construído (o prazo inicial era de 2 anos mas Bernie Ecclestone pediu que demorasse 6 meses). O custo rondou os 113 milhões de euros. É considerado uma das mais modernas infra-estruturas do desporto automóvel, com  6 possibilidades de configuração de pista.

A areia que rodeia a pista pode-se tornar num problema, mas a colocação de protecções limita a entrada desta. As enormes escapatórias da pista são criticadas por não “puxar” pelos pilotos, pois as saídas de pista não são “castigadas”, como noutros circuitos. A pista em si não é muito difícil, com grandes rectas, 4 pontos de travagem mais complicados, havendo o problema dos pneus, que podem se desgastar muito depressa. Mas por outro lado, esta pista já foi rodada por estes carros nos testes de Inverno, como tal esse problema deverá estar controlado.Para este ano a corrida terá lugar à noite, o que poderá beneficiar as equipas que tenham mais dificuldades quando a temperatura é maior. Haverá no entanto o problema do vento, que se pode levantar, o que dificultará a vida aos pilotos. 



Este GP tem lugar desde 2004, tendo sido cancelado em 2011,por causa das manifestações que ocorriam no pais, não estando reunidas as condições de segurança.

As manifestações, que ainda acontecem, devem-se à violação dos direitos humanos pelo governo do Bahrain. Vários grupos e personalidades manifestaram-se contra a  prova continuar a ter lugar. O próprio grupo Anonymous ameaçou no passado atacar os sistemas informáticos do GP e das equipas. No ano passado membros da equipa Force India foram atacados num posto de abastecimento, levando ao abandono de 2 membros da equipa, que regressaram assim mais cedo a casa.

Este ano os problemas com a segurança mantêm-se e começa a ser complicado perceber porque a F1 regressa a um pais, numa situação destas e onde a modalidade está a ser usada como trunfo politico. Aliás percebe-se bem. É o dinheiro que manda. Com tantas pistas míticas e com fãs a quererem ver a F1 de perto, continua-se a apostar em sítios onde a paixão pela F1 não existe e onde há apenas a vontade de mostrar dinheiro o poder.



Dados estatísticos:

 

Distância: 5,412 Km
Nº voltas: 57
Distancia de corrida: 308,238Km
Volta mais rápida em GP: Pedro de la Rosa (2005) 1:31:447
Volta record: Mark Webber (2005) 1:29:527
Passagens de caixa por volta: 52
Uso de combustível por volta: 1.8 kg
Pneus 2014: Médios e macios.
Nível de apoio aerodinâmico: Médio



Vencedores:




Traçado da pista:




Onboard da pista:




Fotos:

www.newsportevents.pt
www.gpexpertnews.gpexpert.com.br 

motori.tuttogratis.it

Fontes:

f1fanatic.co.uk
potenzablogdef1.blogspot.pt
wikipedia.com
wikipedia.pt

f1today.net

Fábio Mendes e Pedro Mendes

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