segunda-feira, 25 de março de 2013

Opinião: Webber vs Vettel. O caso do “Multi 21”




 O que se pensa quando se fala de Formula 1? Carros que mais parecem aeronaves a velocidades muito elevadas. Pilotos. Competição. 

Vamo-nos focar nos pilotos. Desde sempre que a F1 tem-nos brindado com pilotos cuja personalidade e carácter fazem deles muito mais que meros profissionais do volante. Pessoas apaixonadas, dedicadas, focadas em vencer, as vezes a qualquer custo.

 A mesma história da f1 deu batalhas como as de Arnoux contra Villneuve, Senna contra Prost etc. Todos os que tiveram o privilégio de assistir a essas lutas vibraram. A intensidade que os homens colocaram nas máquinas, os erros aproveitados pelos adversários, a irreverência dos actores principais. Tudo isto ajudou a definir a f1 tal como ela hoje é conhecida. Porque sempre houve grandes pilotos e sempre houve competição.

Chegado ao fim do GP da Malásia penso que se tivesse pago bilhete para ir ver in loco sentir-me-ia lesado.

Desde sempre que existiram ordens de equipa. Sempre houve um piloto mais beneficiado que outro. Faz parte do desporto. Mas na mesma corrida essas ordens de equipa impediram um desfecho diferente em 2 
 ocasiões.

O caso Rosberg vs Hamilton. 

Rosberg tinha andamento e vontade de passar Hamilton. Não o fez por ordens superiores depois de quase ter implorado para passar. Afinal estava um lugar no pódio em jogo. A justificação de que o seu colega de equipa tinha de poupar combustível assim como ele também. Plausível e aceitável. Mas não ficará um sabor de injustiça para quem quer tentar mais, quem quer dar espectáculo, quem realmente quer vencer e é impedido por politiquices? Óbvio que sim. Mas Rosberg parece um “team player” e embora tenha ficado magoado o caso não terá demasiadas repercussões a curto prazo.


O caso Webber vs Vettel.
O que me faz escrever estas linhas. Hoje pela primeira vez tive de ver um piloto pedir desculpa por ter ganho e por ter uma vontade quase irracional de ganhar. Obriga-me a perguntar se não e esta mesma característica que fez de Senna ou Prost ou Fangio ou Schumacher os campeões que foram?
Hoje vi um piloto visivelmente frustrado e com toda a justiça pois seguia as directrizes ditadas antes da prova. E por essas Vettel não passaria por ele. Mas o alemão decidiu de outra forma. Resultado? Simples. O melhor momento do GP. Dois excelentes pilotos a esgrimirem argumentos no asfalto e a proporcionarem um espectáculo digno da F1. Pergunto eu não será por isto que nos levantamos cedo para ver a corrida?


Não é minha intenção defender Vettel. Não devia ter feito o que fez, e por várias vezes já foi protegido estando a pagar pelo seu erro e pela proteção que já usufruiu. Uma punição deveria ser aplicada. Mas também me causa estranheza ver o triplo campeão do mundo ser sancionado por fazer aquilo que trouxe vitórias a equipa.

Não é também minha intenção dizer que Webber não se deve sentir injustiçado. Quando se segue as regras e se é prejudicado é duro. Muito duro. E quem trabalha para a equipa deve ser recompensado. E o australiano já merece essa recompensa. Mas não será também ingenuidade a mais para um piloto experiente? E não estará o australiano a fazer uma cena demasiado vistosa para o filme em questão?

Não tenho por objectivo defender um ou outro ou até chegar a uma conclusão. Pois ela é deveras difícil de se obter. E é esse mesmo o meu objectivo. Fazer ver que as coisas não são ou pretas ou brancas. Não me parece que seja tudo tão linear e que o alemão deva ser crucificado e o australiano mimado. Todo este assunto é também alvo de diferentes opiniões aqui na equipa do Chicane. Mas numa coisa todos concordamos… Queremos mais duelos como o dos Red Bull.

O meu objectivo aqui é também dizer com toda a convicção que se o GP da Malásia não tivesse ordens de equipa teria sido um dos melhores dos últimos tempos. Assim é apenas um dos mais polémicos. Mas disto também vive o grande circo.

Uns ganham outros perdem. Uns são aclamados outros injustiçados. Nunca ninguém disse que era um desporto justo. Nunca foi. Mesmo assim ganhou uma legião de fãs. Esses fãs aceitam as ordens de equipas. Mas o que os fãs realmente querem… é mais acção como Webber e Vettel proporcionaram. Verdadeira competição onde os homens são avaliados pelo que fazem em pista e não apenas por números e ordens. Senão mais vale por robôs a correr. Menos ordens e mais ultrapassagens se faz favor.


O que vai acontecer agora?
Webber está agastado e nunca mais irá confiar em Vettel. Vettel esbanjou muito do crédito que tinha no seio da equipa e na opinião pública. A nosso ver Webber sairá no final da época. O episódio e o mediatismo que está a ter, farão com que não seja esquecido facilmente. Provavelmente um piloto da Toro Rosso irá para a equipa principal na próxima época (apostamos em Vergne, que está a ter bons desempenhos) dando espaço para Félix da Costa subir a F1. Mais inesperado, mas também possível é Félix da Costa subir directamente para a Red Bull. De qualquer forma o incidente pode ter aberto as portas ao português.
Mas e se for Vettel a querer bater com a porta? Se achar que, embora errando, não merece ser alvo de tanta crítica? Não nos parece muito provável. Sempre foi “ o menino da casa”. Vem do projecto Red Bull Júnior team e o alemão sabe que se quiser vencer tem de estar com a equipa. Além disso a McLaren contratou Pérez este ano e Button ainda fará mais 3 épocas.  Ferrari tem Alonso e Massa a subir de forma. Mas Montezmolo já afirmou que não se importaria de ver Vettel na Ferrari… quando Alonso sair. Misturar Alonso e Vettel na mesma equipa poderia ser explosivo. Mas a vontade do alemão pode ter sofrido um desvio depois do ultimo fim-de-semana.


Fábio Mendes.

Sem comentários:

Enviar um comentário