quarta-feira, 20 de março de 2013

O apelo dos motores

Há muita gente que não consegue perceber o apelo pelos motores. Sejam carros, motos, camiões etc. para muitos é apenas um agregado de sistemas mecânicos que em sintonia permitem a deslocação e tração. Uma ferramenta de trabalho ou divertimento como outra qualquer.



Para essas pessoas não vale a pena tentar fazer entender o prazer de conduzir. O sorriso em cada aceleração, o gozo em cada redução, a sensação em cada curva. O dominar da máquina, o sentir-se em controlo de um mecanismo poderoso.

O gosto pela tecnologia, pelo ultrapassar dos limites, do atingir novas fronteiras. O gosto pelas corridas sejam elas de que categoria forem, com homem e maquina numa tentativa de associação e complementaridade para atingir o objectivo que é comum a todos. Vencer. Essa busca pela perfeição que provoca admiração e nos faz idolatrar certas pessoas.  

  

E se calhar o culminar de tudo isso… a relação com a máquina. Uma peça metálica que se torna importante para nós. Porquê? Como diz Jeremy Clarckson, porque essa peça metálica tem falhas. Manias. Defeitos. É esse afastamento da perfeição mecânica que lhe confere carácter. Que lhe dá um ar mais “vivo”. Porque o falhar é também inerente do ser vivo. E essa entidade inanimada que falha, que acelera de uma certa forma, que curva de uma determinada maneira,  que tem particularidades próprias, vai vivendo connosco o dia a dia. Nos bons e nos maus momentos. Vive connosco e nós aprendemos a viver com ele. Como se de uma relação de amizade se tratasse, não usando o sentido literal da palavra.



Tudo isso nos faz olhar para essas máquinas de outra forma. Tentar explicar porquê, torna-se demasiado complexo. 

Vendo o Documentário/ filme “Love the beast” ( http://www.imdb.com/title/tt1284028/ ) com Eric Bana a contar-nos a sua historia com um Ford Falcon XB Coupê podemos, se calhar, entender um pouco melhor isso.

Para quem não gostar pode ser tempo desperdiçado. Para quem entender a paixão pelos motores poderá entender o que sente quando vê um carro de competição ou simplesmente um carro.
  
Altamente recomendado.



imagens: 
http://www.motorsportretro.com/wp-content/uploads/2009/07/1236637275Bana.jpg
http://photos.evo.co.uk/images/front_picture_library_UK/dir_642/car_photo_321049_7.jpg

Fábio Mendes
 

1 comentário: